quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Aprendizagem Colaborativa na UESC: Uma realidade que se consolida a cada dia.

No primeiro crédito trabalhou-se com a assimilação dos conceitos de aprendizagem colaborativa, buscando aproximar os discentes dos conteúdos da ferramenta de produção e socialização de conhecimentos. Vivenciou-se a contrução dos blogs nos seus aspectos técnicos e de conteúdo. O compromisso com a tarefa, seus prazos e a criatividade na escolha dos nomes e do layout dos blogs nortearam essa fase do trabalho.

Trabalhou-se com postagens de reportagens oriundas de jornais, revistas, sites, além de entrevistas, artigos científicos sobre os diversos aspectos do Direito Internacional. Também, foram trazidos aspectos da economia, política, sociedade, cultura e religião, que permitiram reformular conceitos e extinguir preconceitos em relação aos continentes e povos estudados.

Segundo relatos dos próprios discentes, a prática permitiu aos que utilizavam a internet apenas para enviar e receber e-mails, utilizassem a tecnologia para pesquisar reportagens, trabalhos científicos, videos, livros, criticando-os dialeticamente, socializando os resultados. A atividade encurtou distâncias, poupou tempo ao permitir aos alunos que moram em cidades diferentes, que têm outras atividades durante o dia, interajam sem a necessidade de reuniões e encontros presencias inviabilizados pelas circunstâncias geográficas, pessoais e profissionais de cada um.

Avançando no trabalho, foram postadas resenhas individuais do conteúdo da disciplina no primeiro crédito como preparação para as avaliações. Os resultados preliminares demonstraram um elevado índice de assimilação dos conteúdos, de concatenação de idéias e de argumentação jurídica, concretizando um dos objetivos da aprendizagem colaborativa consistente na socialização eficaz do conhecimento.

A semente já frutificou no Curso de Economia através do discente de Direito e Professor daquele departamento, Paulo Roberto, que introduziu a aprendizagem colaborativa através de blogs nas suas turmas, permitindo inclusive a integração virtual entre alunos dos cursos de Direito, LEA e Economia, promovendo mais um elo na comunidade acadêmica da UESC.

Na atual fase, está havendo um intercâmbio na aprendizagem , onde cada equipe comenta um tema relevante no blog do outro grupo. São comentários acerca dos Direitos Humanos, crise política em Honduras, políticas imigratórias, crise econômica mundial, dentre outros. A prática visa despertar o senso crítico, o tirocínio jurídico, a familiriadade com a argumentação e crescimento intelectual dos alunos, alicerçados nos princípios da interatividade, participação-intervenção, bidirecionaliade-hibridação e permutabilidade-potencialidade que norteiam a aprendizagem colaborativa.

8 comentários:

  1. Professor, gostaria de lhe perguntar sobre a atividade dos comentarios dessa semana, tentei me informar c os colegas mas as informaçoes estavam desencontradas. Como deve ser feita a atividade? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Professor Clodoaldo,

    Parabéns pela iniciativa.

    Desde o dia 16.09.2009 a nossa aprendizagem colaborativa, através dos blogs, não está mais restrita aos corredores dos cursos de Direito e de Letras da UESC, conseguimos transcender as barreiras e já estamos disponíveis para toda a comunidade acadêmica, mais um passo dado na iniciativa de divulgação dos nossos blogs.

    Estamos na página eletrônica do site da UESC, em notícias em destaque. Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

    Link da noticia divulgada no site da UESC: http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=1850
    Cordialmente;

    Rafaella Favila
    Discente do 8º semestre
    Direito - UESC - noturno

    ResponderExcluir
  3. Professor, os comentários do Núcleo Baobá no O Pardal, estão condicionados à aceitação dos membros. Ou seja, postamos no nosso blog também, a fim de ratificar a leitura por ti. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Caros alunos,

    Para RAfaella: Agradeço o elogio e o retribuo a vc, pois o seu interesse em buscar os canais foi vital para essa divulgação no site.
    Dessa maneira, verifica-se que a aprendizagem colaborativa vai além dos conteúdos específicos da disciplina e alcança a parceria em todos os sentidos. Estamos crescendo juntos.

    Para Alexandre
    1) a atividade da semana consiste em comentar a matérias escolhida do outro blog conforme discutimos em sala de aula. ex: o blog 2 comenta o blog 1 na matéria escolhida pelo primeiro e que foi discutida.E assim por diante;

    Assim Alexandre vc precisa ver com os parceiros de grupo qual é o blog e a matéria que a equipe vai comentar, participando então da discussão.

    Para Carolina:

    Entendi agora. amanhã acompanharemos os comentários em sala de aula...

    Um fraterno abraço para todos.

    ResponderExcluir
  5. Professor, em minha casa, a aprendizagem colaborativa já se expandiu. Eu, no curso de Direito e meu pai, que é discente de Economia, com o professor Paulo Mendes, conforme citado na postagem.
    É uma aprendizagem importante, que faz despertar novas habilidades em nós estudantes, o que se mostra absolutamente benéfico e interessante.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, que feliz coincidência. Uma aprendizagem colaborativa e em família é sempre bem mais efeciente... Estou contente por poder está lançando essa semente de mudança na metodologia do ensino-aprendizagem no Direito e o Professor Paulo Mendes no curso de Economia... Estou aprendendo muito com as matérias, artigos, videos postados pelos alunos e motivado pelo compromisso e empenho que tenho visto nos discentes...Todos nós fazemos parte dessa construção...Abraço.

    ResponderExcluir
  7. professor, agora qdo cheguei em casa postei no meu blog(oestrangeiroeonacional)o comentario que nao consegui postar no blog do europa em foco ontem. Espero que considere.
    De qualquer forma o comentario esta la.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Por favor que fez um comentário sobre a falta de discussão faça a postagem de novo, pois recusei porque confundi os botões...e nem chegue a ver o autor.. Gentileza enviar de novo o comentário.

    ResponderExcluir