sábado, 1 de maio de 2010

Candidatos à presidência da Colômbia "ignoram" Brasil e debatem Chávez na campanha

No dia 30 de maio, os colombianos vão às urnas eleger o sucessor do presidente Álvaro Uribe, que deixa o cargo com alta aprovação popular, acima de 70%.

A menos de um mês das eleições presidenciais na Colômbia, o tema Brasil passa longe dos discursos dos principais candidatos. Já a Venezuela entrou no debate principalmente após declarações feitas pelo polêmico presidente venezuelano Hugo Chávez e de uma retratação por parte do favorito na disputa.
O tema Venezuela, que sempre rondou o debate eleitoral, ganhou ainda mais destaque no começo da semana, após Chávez afirmar que uma vitória do candidato conservador Juan Manuel Santos, apoiado por Uribe, provocaria um conflito bélico na região.
Mockus, do Partido Verde (PV), chegou a afirmar que “admirava” Chávez, mas, logo depois, recuou. “Usei a palavra admirar inadequadamente. Acredito que ninguém haveria repercutido sobre o tema se eu tivesse dito simplesmente que respeito o governo do presidente Chávez, que, de todos os modos, foi eleito democraticamente”, declarou.

Para o cientista político colombiano Gerson Arias, da Fundação Ideas para La Paz, é exatamente esse discurso mais ameno com relação à Venezuela que poderia fazer de Mockus um presidente mais interessante para a política externa brasileira.

Carlos Iavelberg
do UOL Notícias
Em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário