quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Estados da Federação com IDH mais baixos gastam mais para manter Judiciário.

Locais com pior IDH gastam até 1,77% do PIB estadual com estrutura. Regiões mais ricas consomem, no máximo, 0,99% do PIB, mostra AMB.
Os estados menos desenvolvidos do Brasil gastam mais, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual, para manter a estrutura do Judiciário, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O levantamento foi feito pela professora Maria Tereza Sadek, da Universidade de São Paulo (USP), que utilizou os dados da pesquisa "Justiça em Números", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgada em junho. O estudo do CNJ mostrou que a
Justiça brasileira gastou R$ 33,5 bilhões em 2008, quando tramitaram 70 milhões de procede educação, renda da população, entre outros. ssos em todos os tribunais.

Maria Tereza explicou que, embora os estados menos desenvolvidos tenham gasto proporcionalmente maior, o valor absoluto é menor do que nos estados com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado. O IDH é o parâmetro da Organização das Nações Unidas (ONU) que classifica regiões de acordo com dados.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário