sábado, 15 de agosto de 2009

Colômbia fecha acordo militar com EUA


Norte-americanos poderão usar bases militares na Colômbia. Anúncio gerou rejeição de Venezuela e Equador; Lula pediu explicações.
Da France Presse

O governo colombiano informou nesta sexta-feira (14) que fechou um acordo de "Cooperação e Assistência Técnica em Defesa e Segurança" com os Estados Unidos, o que permitirá a Washington utilizar bases militares na Colômbia.
"O governo se permite informar que no dia de hoje foram encerradas as negociações do Acordo em Matéria de Cooperação e Assistência Técnica em Defesa e Segurança entre Colômbia e Estados Unidos", destaca um comunicado do ministério colombiano das Relações Exteriores.
"Este acordo reafirma o compromisso das partes na luta contra o narcotráfico e o terrorismo. O texto acertado passará agora por uma revisão técnica pelas instâncias governamentais de cada país, para sua posterior assinatura".
O comandante das Forças Armadas da Colômbia, general Freddy Padilla, havia informado, na semana passada, que o acordo prevê a utilização de sete bases militares no território colombiano por tropas americanas, visando operações contra o narcotráfico e o terrorismo.
O anúncio da negociação do acordo gerou rejeição por parte dos presidentes de Venezuela, Hugo Chávez, e Equador, Rafael Correa, enquanto outros líderes regionais, como Luiz Inácio Lula da Silva, pediram explicações ao governo em Bogotá.
O presidente colombiano, Álvaro Uribe, participará da Cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), prevista para o próximo dia 28 de agosto, na cidade argentina de Bariloche, para esclarecer o acordo.
Nesta sexta-feira, Uribe garantiu que o acordo militar com os Estados Unidos é para "derrotar o terrorismo", e destacou que constitui uma "garantia" para os vizinhos da Colômbia.
Uribe destacou seu desejo de "recompor" as relações com Venezuela e Equador, e afirmou que "a derrota dos terroristas será uma garantia para nossos vizinhos, nossos irmãos" sul-americanos.
"Este acordo com os Estados Unidos precisa ser entendido como um acordo com a Colômbia que vai se projetar sobre todo o continente".

2 comentários:

  1. Já imaginou se algum dos paises vizinhos resolvesse fazer acordo semelhante com a Coréia do Norte?

    ResponderExcluir
  2. Já imaginou se algum dos paises vizinhos resolvesse fazer acordo semelhante com a Coréia do Norte?

    ResponderExcluir