sábado, 29 de agosto de 2009

Para ONU, independência foi essencial para desenvolvimento de Timor Leste


Porta-voz de missão diz que dez anos de independência é pouco tempo.Ele defende que Nações Unidas foram essenciais para a estabilidade.
Daniel Buarque Do G1, em São Paulo

Para a Organização das Nações Unidas, dez anos após a consulta popular que determinou que Timor Leste se tornasse independente, o país se consolidou como tal, com instituições democráticas estáveis, com ordem legal estabelecida e respeito aos direitos humanos.
Em entrevista ao G1, o porta-voz da missão da ONU em Dili defendeu o avanço alcançado pelo povo timorense na última década, e alegou que nada teria sido possível sem a independência. “São muitos os motivos para comemorar. Eles alcançaram o sonho da população, já que cerca de 80% deles votaram pela independência”, disse Gyorgy Kakuk, húngaro que vive na capital do país desde fevereiro, depois de viajar pelo Oriente Médio e viver por muito tempo em Kosovo. “Existe estabilidade, a cidade é organizada. Dirijo 15 minutos de casa ao trabalho todas as manhãs e vejo uma capital normal de um país normal”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário