sábado, 15 de agosto de 2009

UESC - Projeto CINEMAMUNDO

O Projeto CINEMAMUNDO, idealizado pelo Centro Acadêmico Barão do Rio Branco (CALEA), com apoio do Colegiado do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais – LEA – e Diretório Central dos Estudantes (DCE), estreia no próximo dia 18 de agosto, terça-feira, às 18 horas, no auditório Jorge Amado, com a exibição do o filme brasileiro “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi .
Com exibições mensais de filmes, acompanhadas de debates facilitados por um ou mais convidados, o CINEMAMUNDO será mais um projeto de extensão do curso LEA (ora em tramitação), conforme anseio do CALEA.
Além dos estudantes de LEA, qualquer interessado pode participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
Os filmes a serem exibidos tratarão de questões de abrangência internacional e os debatedores terão a missão de aprofundar esses temas através de uma perspectiva que enfoque o Brasil como ator efetivo no cenário mundial.
O convidado da sessão de estréia é o professor André Luiz Rosa Ribeiro, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e coordenador do Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC). O filme “Quanto vale ou é por quilo?” faz um paralelo entre a escravidão e a miséria dos dias atuais, mostrando a influência das ONG’s filantrópicas internacionais.
De acordo com Lucas Galindo, presidente do CALEA e coordenador-geral do DCE, “a ideia do CINEMAMUNDO reflete a preocupação do nosso Centro Acadêmico em não cumprir simplesmente um papel corporativo, mas também fazer com que a tão brilhante proposta do curso seja conhecida pelo conjunto da sociedade, através de ações como essa.”
“Uma ferramenta com poder educativo tão forte, o cinema, agregada ao desafio de trazer a comunidade para dentro do espaço universitário, sem dúvida trará grandes contribuições para a UESC e a sociedade, principalmente se houver o reconhecimento necessário para que isso aconteça”, afirma Rodrigo Mota, coordenador de projetos do CALEA.
Já estão previstas outras exibições para os dias 18/09, 08/10 e 11/11, cujas programações serão definidas de acordo com sugestões, que podem ser enviadas ao endereço eletrônico caleauesc@bol.com.br.

2 comentários:

  1. Muito importante a divulgação de mais um evento do nosso curso no teu blog, professor. Agradeço pelo apoio, porque sei o quanto é difícil encontrar pessoas que incentivem o conhecimento através da arte. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Yves, vocês estão de parabéns pela iniciativa. A escolha do primeiro filme foi excelente. Embora não tenha asistido mas as recomendações dele são as melhores possíveis.

    ResponderExcluir