domingo, 23 de agosto de 2009

Seminário "Educação, Multiculturalismo e Direitos Humanos.

O Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, convida docentes e discentes para participarem do Seminário “Educação, Multiculturalismo e Direitos Humanos” a ser realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro, com a presença de especialistas. Confira a programação
Este evento pretende reunir estudiosos e outros interessados para a reflexão sobre desigualdade no contexto educacional brasileiro. Na oportunidade distribuiremos materiais bibliográficos relevantes para fortalecer a formação continuada nesta temática. Contamos com a sua participação.
Eu estarei participando desse seminário no dia 15/09/2009 às 08h30min. Conto com a presença dos alunos de Direito Internacional e do LEA em todo o evento.

3 comentários:

  1. Professor,
    Acho muito interesante essa forma de aprendizado. Mas, me permita fazer um comentário seguido de uma sugestão.
    Comentário: Somos mais que 50 na sua turma, acho. Se todos mandam (obrigados) pelo menos uma colaboração por semana, como um texto, um vídeo, etc, teremos 50 itens a explorar, no mínimo fazer uma leitura por semana. Acredito que não consigamos fazer isso. É muito material para quem tem que estudar também as demais disciplinas e estaggiar, trabalhar, etc. Além disso, cada um fica preocupado mais em postar material do que realmente comentar o material postado pelos colegas. Observo que são poucos os que comentam.
    Sugestão: Será que o senhor não poderia nos ajudar a selecionar melhor o material que escolhermos, direcionando para temas que permitam a postagem de comentários aplicando o conhecimento que estivermos simultaneamente obtendo em sala de aula? Ninguém seria obrigado a postar material toda a semana, mas todos seriam obrigados a postar comentários.
    Atenciosamente, Luiz Leite

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luís,

    Seu comentário é bastante pertinente. De fato, num primento momento o número de postagens pode dificultar a leitura completa pelo alunos, mas nada que uma pequena dose de interesse não possa superar. No entanto, este é a primeiro contato com a nova meotologia de aprendizagem e para alguns significa ainda os primeiros passos no campo da tecnologia a serviço do ensino jurídico. Já na semana que vem de 01 a 08 estaremos somando a esse aprendizado as postagens de resenhas críticas dos conteúdos das aulas na visão dos alunos e com embasamento doutrinário. É nesse diapasão que caminharemos esse semestre até galgarmos o estágio mais avançado com a elaboração de textos(artigos, papers, etc) por parte dos alunos individualmente ou em grupo. Dessa forma, os conhecimentos postados mais as aulas e as pesquisas individuais resultarão em contribuição de cada aluno para a comunidade acadêmica, em suma, numa aprendizagem colaborativa. Conto com você, com a sua bagagem e experiência para avançarmos.

    ResponderExcluir