domingo, 30 de agosto de 2009

"Professor, você é que não usa o Twitter!"

Comentários?


Fonte: GordoNerd

5 comentários:

  1. As formas de manifestação popular passaram por uma evolução, aliás, como qualquer coisa. Antes da invenção da escrita, os protestos se limitavam a veementes discursos e escaramuças. Aprendeu-se depois a se usar faixas e cartazes, a se divulgar com panfletos, a se publicar em jornais, sem se abandonar as tradicionais passeatas, os gritos de ordem, as batidas em panelas, etc. Só que as vitrines se multiplicaram: o medium através do qual se
    protesta não é mais um panfleto nem a calha das ruas ou o largo das praças. Temos agora a matriz da Internet e nela o Twitter. A abrangência dos novos campos parece infinita a diluir as intenções. Há democracia, sim, mas a que custo? Gritar em campos vazios? Nada como o romantismo das velhas passeatas, o agudo estridor dos panelaços,a vibração contagiante, o calor humano dos corpos em atrito, os grtos dissonantes em busca do grito único e assustador da multidão fazendo tremer os ditadores e a recuar os corruptos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida que as reivindicações na forma tradicial tem o seu lugar, seu charme e sua eficácia...O bom será aliarmos as novas tecnologias ao senso de cidadania de reivindicarmos o que nos cabe de Direito.

    ResponderExcluir
  3. O twitter conta com grande movimentação dos artistas, também, o que de certo modo, pela visibilidade nacional, pode contribuir consideravelmente em movimentos sociais ou, no caso, políticos. #forasarney foi um destes movimentos que tiveram a contribuiçao do jornalista Marcelo Tas e, na respresentatividade artística, Marcos Mion e Bruno Gagliasso. Acredito que de certo modo a participação deles pode influenciar na divulgação do movimento mas os fãs devem se associar não só pela "tietagem" mas pelo processo ideológico irentente aos movimentos.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que absurdo! Concordo plenamente. Eu acho que a tecnologia atrapalha quando um sujeito se acha no direito de me mandar um virus perigoso que vai me espionar; ele então descobre a minha senha do banco e transações com o cartão de crédito e usa desse dispositivo (que deveria servir apenas para a multicomunicação) para roubar de mim. É um absurdo! Na última sexta-feira eu recebi um comentário no meu blog pedindo que eu clicasse em um link. Copiei e colei na barra de endereços e logo: era um dos mais perigosos virus de toda a Internet.
    Medo????? Não, vamos é comemorar porque os virus na Rede Mundial de Computadores estão crescendo e tomar um chope enquanto senadores e deputados inocentes cuidam do dinheiro do povo. Viva o artigo 56 e 67 de nosso código penal!

    ResponderExcluir
  5. De fato, a internet é um poderosíssimo instrumento de comunicação que pode e deve ser utilizado pelo povo brasileiro para apresentar suas reivindicações.

    Contudo, por ainda ser inacessível a uma parcela significativa da população, dificilmente cumprirá um papel de grande "socializador" das informações. Pelo menos por enquanto...

    ResponderExcluir